quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Além de poluir o meio ambiente, retirar o catalisador é crime

Por Vanessa Parolin

Cada vez mais o catalisador é retirado dos automóveis. Isso ocorre porque as pessoas acreditam que sem a peça o veículo terá um melhor desempenho. É puro folclore.

Fique atento às dicas abaixo para não acabar com o nosso meio ambiente.
- Como o catalisador é um item obrigatório do carro, ele não pode ser retirado. Vale lembrar que testes de emissões de poluentes devem ser feitos nos automóveis usados quando entrar em vigor a inspeção veicular (provavelmente em 2003). Com isso, os carros pegos sem o equipamento poderão ser enquadrados na Lei de Crimes Ambientais que prevê multa, que varia de R$ 500 a R$ 10 mil. - Como os parâmetros de injeção (ou carburação) e ignição levam em conta a contrapressão que ele representa no sistema de escapamento, sua remoção desajusta o conjunto e pode causar irregularidades na alimentação, com aumento de consumo -- sem falar na poluição muito maior. - O catalisador contribui para diminuir em até 95% a emissão de gases como o monóxido de carbono, altamente nocivo à saúde. - Como trabalha numa temperatura superior a 350º, o catalisador pode causar incêndio quando entra em contado com folhagens secas (como gramados e arbustos), já que ele precisa funcionar sempre em alta temperatura. Por isso, vale evitar estacionar o automóvel em terrenos com esse tipo de vegetação quando o motor estiver quente. - Os fabricantes de catalisadores calculam que dos 20 milhões de veículos da frota brasileira, 3 milhões estão rodando com equipamento falsificado, adulterado ou sem eficiência.

Sozinhos não podemos impedir que as fábricas poluam o ar, os rios e o solo. Mas se todos seguissem estas dicas, poderíamos proporcionar mais alguns anos de vida ao nosso planeta e às futuras gerações. Não custa nada!

Nenhum comentário: