quarta-feira, 19 de setembro de 2007

O animal mais inteligente do mundo



Qual o animal mais inteligente do planeta? Será o Chimpanzé? O cachorro? O Elefante? Não, nenhum deles. O animal mais inteligente da terra vive na verdade no mar. É um animal gracioso, brincalhão e acrobata. Estou falando do golfinho.
O grande destaque do golfinho é a sua inteligência e habilidade de se comunicar. Não há dúvida que os golfinhos conversam. Estudos mostram que eles possuem um “alfabeto” composto de 51 sons de impulsão vocal e 9 tipos de assobios tonais e eles podem formar palavras e frases, regidas por leis semelhantes às da gramática. A linguagem por assobios é 10 vezes mais rápida que a nossa.
A grande particularidade na comunicação desses animais é o sonar. O Golfinho é capaz de gerar som sob a forma de clicks, dentro dos seus sacos nasais, situados por detrás da nuca. A freqüência dos clicks é mais alta que a dos sons usados para comunicações e difere de espécie para espécie. Quando o som atinge um objeto, a onda sonora é refletida para o ouvido médio e posteriormente ao cérebro. Assim que um eco é recebido, o Golfinho gera outro click.
O lapso temporal entre esses clicks permite ao golfinho identificar a distância que o separa dos objetos e animais. Pela continuidade deste processo, os golfinhos nadam livremente pelas águas escuras e agitadas orientando-se apenas pelos ecos dos sons que eles mesmos produzem.
Além de garantir sua sobrevivência, o sonar permite identificar as reações internas de outros golfinhos, humanos, peixes e outros animais. Ou seja, se o golfinho pensasse não haveria como engana-lo, pois ele pode pressentir as mudanças psicológicas que ocorrem dentro de nós, quando mentimos ou estamos alegres, tristes, ansiosos e etc.
Viva o golfinho e sua esperteza !

14 comentários:

Anônimo disse...

e viva os Golfinhos eu Acho que eles vão dominar o Planeta!! =]

Anônimo disse...

Pô aí....legal......golfinho é o maior barato.....muito doido........sóoooo......

Anônimo disse...

errado, é o papagaio. =]

Anônimo disse...

kkkkk.....papagaio.....num sabe de nd....sao os golfinhos mesmo!!!pesquisei em toda web e a maioria das informações foi golfinho.....e foram várias de fontes seguras!!!!passou esses dias nu faustão eu vi!!

Anônimo disse...

eu sou a maria

de certeza que é o golfinho
durante tempos penssei que era o cão, porque é muito enteligente , mas o dolfinho é o melhor!!!

bravo golfinho!!!!!!
maria

Unknown disse...

eu já sabia isso a muito tempo porque é meu animal predileto

André disse...

Claro que eu já sabia... EU SOU UM GOLFINHO MACHO!

Anônimo disse...

os golfinhos podem ser inteligentes mais não chegam aos primeiros, até parece que não somos animais, se um outro burro disser que não somos animais, adoraria saber o que este infeliz acha que somos, o animal mais inteligente é o humano (Homo Sapiens Sapiens) somos mais inteligentes que este golfinhos, e olha só, só pq ele se reconhecem no espelho não significa tal grande coisa!!! se estiver contra isto, pense (se tiver cerebro tão evoluido quanto meu[da minha espécie]) nossos ancestrais eram muito mais inteligentes que eles, golfinhos. Nós sabemos mais do que eles sabem fazer. Fomos os primeiro animal sair da terra. Fomos os primeiros animais a dominar o planeta inteiro(o ar, a terra e a água), pois criamos, com a nossa inteligencia, objetos para tudo isso. e está é nova, fomos os primeiros a construir uma cadeia genética completa de um ser, isto nos faz mestres (mesmo sendo de uma bactéria :D) e tenho mais de 1 milhão de argumentos, mais deixa só isto para vc souberem

Anônimo disse...

ah, esqueci de algo, os golfinho usam estas coisas de sonar, pq é uma habilidade especial deles, porem, nós temos uma habilidade que nos faz distintos de vários animais, a habilidade nas mãos nos fazem construir, junto a nossa inteligencia, objetos que podem manobrar essas ondas e eles podem virar pestisco de amanhã ( aliás, estas é umas das milhões argumentos, pois se sabemos que eles fazem estas ondas, conseguimos manobrar e está habilidade não terá muito efeito).

Anônimo disse...

acredito que o golfinho é o animal mais inteligente do mundo,não só pela sua capacidade de se comunicar mas também pelo seu cérebro grande

Anônimo disse...

eu acho que é o cavalo, pois a sua inteligência e sua habilidade de saltar, correr e a sua força, mostra que esse animal tem o seu potencial
o cavalo prova que ele é um animal esperto

gilberto disse...

Eu acho que nem os goufinhos nem os humanos.
Quem vai dominar o mundo serão os tubéculos, está tudo se encaminhando pra isso. Prestem atenção nas batatinhas unidas e tramando nas barracas de feira livres e gondolas de supermercados.

Anônimo disse...

os caras tão esquesendo q o ser humano tambem é um animal so pra costas

Unknown disse...

Você esqueceu um detalhe, o homem é um animal racional, conseguiu desenvolver isso com o tempo. Acredito o que o autor da pergunta e resposta procuravam saber e responder qual o animal irracional mais inteligente, além do mais, quando se utiliza o termo "animal" subentende-se que se fala de um ser vivo irracional.