terça-feira, 18 de setembro de 2007

Vamos reciclar tudo que pudermos


No dia 11 de setembro o Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo começou uma campanha de reciclagem com cascas de coco verde. De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a iniciativa foi adotada porque a casca do coco leva mais de oito anos para se decompor e, a partir dela, é possível produzir insumos agrícolas.


Dez coletores de cascas de coco permanecerão instalados no parque durante um ano, em caráter experimental. Os pontos de coleta ficarão perto dos pontos de venda. Se funcionar, o projeto poderá ser estendido a outros parques da cidade.


Estima-se que, toda semana, os freqüentadores do Parque Ibirapuera consumam 7.000 unidades de coco, o que corresponde a 7.800 kg de lixo.


As cascas serão transformadas em fibra e em pó. Os dois produtos serão convertidos, então, em caixim --substrato agrícola usado em jardinagem e agricultura.
A reciclagem do lixo assume um papel fundamental na preservação do meio ambiente, pois, além de diminuir a extração de recursos naturais ela também diminui o acúmulo de resíduos nas áreas urbanas.

Os benefícios obtidos são enormes para a sociedade, para a economia do país e para a natureza. Embora não seja possível aproveitar todas as embalagens, a tendência é que tal possibilidade se concretize no futuro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem diria que as cascas de coco seriam de grande utilidade !
+ que bela descoberta !